Crescimento e maturidade
Introdução
A relação entre crescimento, maturidade é muito complexa e requer uma abordagem multi disciplinar para sua completa compreensão.
O impacto da atividade física e crescimento (ou ambas) e maturidade podem ser identificados pelas diferenças nas medidas dos fatores que refletem o nível do desenvolvimento da criança em relação ao tempo. Obviamente é importante identificar as mudanças atribuídas ao crescimento e maturidade e aquelas atribuídas à atividade física.
A atividade física habitualmente apresenta um efeito positivo no crescimento e maturidade podendo realçar o desempenho e o desenvolvimento. Porém, o crescimento e a maturidade também são influenciados pela herança, fatores ambientais e nutrição adequada.
Em circunstâncias extremas, como a demanda excessiva da atividade física, nutrição inadequada e má condição de saúde, podem ter um efeito danoso sobre o crescimento e o desenvolvimento em atletas ainda jovens de alta performance submetidos a regimes de treinamento com volumes altos e intenso com problemas para manter peso.
Existem consideráveis “variações normais” dentro de cada característica biológica individual, especialmente durante a infância. É importante ter conhecimento da extensão destas variações relacionadas ao crescimento, maturidade e atividade física.
O tamanho, forma e proporção corporal do indivíduo e desempenho físico é em grande parte determinado pela herança que produz consideráveis variações nestas características para a vida adulta. Porém, o processo é muito plástico e pode ser influenciado por uma diversidade de fatores ambientais, em particular; nutrição, agressão, doenças e atividade física (hábito de vida) podendo ter efeitos significativos no crescimento, maturidade e performance física.
A medida cineatropométrica (análise da composição corporal através de medidas de dobra cutânea, circunferência, largura e comprimento) permite um conhecimento de como estes fatores