Monografia
Relatórios Técnico-Científicos
Segundo a NBR – 10.719, define-se o relatório técnico-científico como um documento que relata formalmente os resultados ou progressos obtidos em investigação de pesquisa e desenvolvimento ou que descreve a situação de uma questão técnica ou científica. O relatório técnico-científico apresenta, sistematicamente, informação suficiente para um leitor qualificado, traça conclusões e faz recomendações. É estabelecido em função da responsabilidade de um organismo ou da pessoa a quem está submetido.
1. Estrutura do Relatório a. Preliminares, ou pré-texto; b. Texto; c. Pós-liminares ou pós-texto
2. Disposição e seqüência
Os elementos que integram as três partes fundamentais do relatório técnico-científico, no caso o relatório de estágio supervisionado, devem ser apresentados na seguinte ordem: a. Preliminares, ou pré- texto i. Capa – modelo anexo ii. Folha de Rosto – modelo anexo iii. Folha de assinaturas – modelo em anexo iv. Sumário: é o “Índice”, relaciona seus títulos e subtítulos. Usando-se a numeração progressiva para caracterizar os tópicos do relatório, consegue-se, com maior clareza, uma ideia da inter-relação e subordinação das partes. Os tópicos do sumário devem corresponder exatamente aos textos, na mesma seqüência. v. Dedicatória (opcional); vi. Agradecimentos (opcional); vii. Lista de tabelas, gráficos ou figuras, quando existirem.
b. Texto Compreende os itens abaixo, que poderão formar um ou mais capítulos, ou ainda, vários itens reunidos em um dado capítulo. i. Introdução: Constando dados gerais da empresa (no máximo de duas páginas) que facilitem a compreensão do relatório – limitada no máximo a 3 páginas: 1. organograma da empresa; 2. número de funcionários; 3. produtos que comercializa ou