Marketing Escrito
O ciclo de vida de um produto consiste em 4 fases; Introdução, crescimento, maturidade e declínio. Neste trabalho estaremos focando na maturidade.
Maturidade
Características da maturidade
A Maturidade é o estágio mais duradouro do ciclo de vida do produto, é onde os produtos passam a maior parte do tempo e é onde se encontram a maioria dos produtos que usamos no dia a dia. Esse estágio requere que sejam implementadas varias estratégias para que o produto fique o máximo possível dando lucro, portanto é um grande desafio ao departamento de marketing. Os produtos que não se fixam nesse estágio, passam ao estágio do Declínio.
Kotler dividiu esse estágio em 3 fases, são elas;
1º Fase: Maturidade de crescimento
Nessa fase ocorre o desaquecimento no crescimento das vendas, ou seja, as vendas diminuem apesar de continuar crescendo, elas começam a ficar mais estáveis.
Após a distribuição ser intensificada, não há mais novos canais de distribuição.
2º Fase: Maturidade estabilizada
Durante esta fase o mercado fica saturado, os canais de distribuição com estoques cheios e as vendas estabilizam.
As vendas estão estabilizadas, o consumidor-alvo já conhece e experimentou o produto, as vendas só continuam com a repetição periódica da compra e se não for estabelecida uma estratégia para o produto as vendas só aumentarão com o crescimento da população
3º Fase: Maturidade de decadente
Nessa fase precisa ser adotada uma estratégia urgentemente para que o produto não caia em saturação. Percebe-se que o nível das vendas começa a declinar e os clientes começam a procurar por outros produtos.
Consequências da maturidade
No período da maturidade é normal empresas investirem muito na melhoria e fazerem ampliações ao produto, ter uma concorrência acirrada entres os outros produtos que disputam mercado, uma guerra de preços e nas propagandas e promoções também.
Os concorrentes de menor porte com menos dinheiro para investir acabam se retirando do mercado e focando em pequenas