Crescimento microbiano.
CRESCIMENTO MICROBIANO
Em microbiologia crescimento geralmente é o aumento do número de células; Na maioria dos procariotos ocorre a fissão binária: crescimento e divisão.
CRESCIMENTO POPULACIONAL
VARIAÇÃO DO NÚMERO DE CÉLULAS OU DA MASSA CELULAR POR UNIDADE DE TEMPO Durante o ciclo de divisão celular, todos os componentes estruturais de uma célula são DUPLICADOS.
O intervalo em que uma célula origina duas novas é denominado GERAÇÃO – o tempo necessário para que isso ocorra é denominado TEMPO DE GERAÇÃO.
VARIAM DENTRE OS ORGANISMOS E CONDIÇÕES AMBIENTAIS
CRESCIMENTO EXPONENCIAL
PADRÃO DE AUMENTO POPULACIONAL NÚMERO DE CÉLULAS É DUPLICADO A CADA PERÍODO
CRESCIMENTO EXPONENCIAL
O crescimento exponencial caracteriza-se por apresentar inicialmente uma taxa lenta de aumento no número de células, que posteriormente é acelerada. Implicações práticas: Um produto não estéril como o leite é mantido em condições cujo crescimento microbiano é favorecido, o crescimento durante as primeiras horas (estágios iniciais de crescimento exponencial) não traz riscos à saúde - a manutenção das culturas pelo mesmo período de tempo (estágios finais de crescimento exponencial) pode ser desastrosa.
PARÂMETROS DE CRESCIMENTO
Tratando-se bactérias, algas unicelulares e leveduras que se multiplicam por divisão binária, temos: 21 > 22 > 23> 24
N = N0 .2n
Onde N = n° microrganismos ao fim de n divisões N0 é o número inicial
O número de gerações será:
n = 3,3(logN - logN0 )
A velocidade exponencial de crescimento (R) é expressa pelo número de divisões no tempo: n R= t - t0 A recíproca de R é o tempo de geração:
G= 1 t - t0 = R n
PARÂMETROS DE CRESCIMENTO
PARÂMETROS DE CRESCIMENTO
Essas equações não se aplicam a microrganismos filamentosos, assim, é mais conveniente aplicar-se uma equação mais geral, onde se considera a variação da massa (X), em função do tempo como sendo proporcional a concentração de biomassa presente: