Crescimento microbiano
Resumo
Para que haja o crescimento microbiano é necessário que exista um meio favorável de crescimento desses microrganismos com temperatura, ph, nutrientes entre outros fatores.
Em laboratório para que tenha o crescimento aprendemos a fazer o meio de cultura, ou seja o meio para crescimento de microrganismos fora do ambiente natural, existem vários tipos de meio de cultura, entre eles estão os meios seletivos e os diferenciais.
É de muita importância estudar esses meios, pois aprendemos a controlar o crescimento de microrganismos patogênicos, microrganismos esses que entramos em contato em muitos momentos do nosso dia-a-dia, tendo como exemplo os experimentos que fizemos em sala e concluímos que onde menos esperamos existem bactérias, na maioria das vezes em grande quantidade.
Palavras-chave
Crescimento, meio de cultura, microrganismos e fatores
Introdução
Sabe-se que para que haja o crescimento de microrganismos levamos em conta fatores importantes, fatores físicos como pH, temperatura e fatores químicos como nutrientes, oxigênio, entre outros, esses fatores são de total relevância, pois um exemplo que acontece muito no nosso dia-a-dia é quando colocamos frutas e verduras na geladeira, porque em temperaturas baixas microrganismos patogênicos não crescem.
No caso do pH a maioria das bactérias crescem melhor em pH neutro.
Objetivo
Controlar o crescimento de microrganismos patogênicos e entender como estimular o crescimento dos mesmos.
Material e métodos
Placa de petri
Becker
Água destilada
Reagente de preparação para o meio de cultura
Bastão de vidro
Autoclave
Primeiro passamos a água destilada para um Becker em seguida colocamos o reagente de preparação para o meio de cultura, depois misturamos com o bastão de vidro e em seguida transferimos para a placa de petri e a levamos para o autoclave, depois de autoclavada a placa de petri fica pronta para a cultura de bactérias.
Depois de prontas fizemos um experimento onde escolhemos