CRESCIMENTO MICROBIANO
INTRODUÇAO
As bactérias se produzem por fissão binaria, processo no qual um célula parental se divide para formar duas células- filhas. Devido a esse fato, dizemos que as bactérias possuem crescimento exponencial (crescimento logarítmico).
O tempo de duplicação (geração) varia de 20 minutos para Escherichia coli a mais de 24 horas para Mycobacterium tuberculosis. O crescimento exponencial e o curto tempo necessário para a duplicação de certos organismos resultam na rápida produção de grandes números de bactérias. Por exemplo, uma célula de E. Coli produzira acima de um milhão, em aproximadamente três horas e, acima de um milhão, em aproximadamente sete horas. O tempo de duplicação varia não apenas entre as espécies, mas também com a quantidade de nutrientes, a temperatura, o pH e outros fatores ambientais.
O ciclo de crescimento das bactérias apresentam quatros fases principais. Se um número pequeno de bactérias e inoculados em um meio nutriente líquido e as bactérias são contadas a intervalos frequentes.
(1) A primeira e a fase lag (fase de retardo), durante a qual ocorre uma vigorosa atividade metabólica, mas as células não se dividem. Esta fase pode durar de poucos minutos a muitas horas.
(2) A fase log (logarítmica) e quando ocorre uma rápida divisão celular. Drogas βlactâmicas, como a penicilina, atuam durante esta fase do crescimento, pois são efetivas quando as células estão produzindo o peptideoglicano, isto e, quando estão se dividindo.
(3) A fase estacionaria ocorre quando há carência de nutrientes ou a presença de produtos tóxicos provoca a redução do crescimento ate que o numero de células novas produzidas seja equivalente ao números de células que morram , resultado em uma situação de equilíbrio na população. Células crescidas em um aparelhos especial denominado quimiostato, no qual novos nutrientes são adicionados e os produtos de degradação são removidos continuamente, podem permanecer na fase log