Crescimento Microbiano
A maioria das bactérias normalmente se reproduz através de fissão binária. Algumas espécies de bactérias podem se reproduzir por brotamento, formando uma pequena região que inicia um crescimento (broto) que ao atingir o tamanho aproximado da célula parental, se separa. Certas espécies filamentosas se reproduzem através de uma cadeia de conidiósporos carregados externamente nas pontas dos filamentos; outras espécies filamentosas simplesmente se fragmentam, e esses fragmentos iniciam o crescimento de uma nova célula. O cálculo do tempo de geração bacteriana é realizado considerando a fissão binária, sendo o método de reprodução mais comum entre as bactérias. O tempo necessário para uma célula se dividir (e sua população sobrar de tamanho) é denominado “tempo de geração”, e sofre variações entre os organismos e depende das condições do ambiente. A maioria das bactérias apresenta um tempo de geração entre 1 a 3 horas, sendo que algumas necessitam mais de 24 horas para sua geração.
Tortora (2000) fala que os fatores necessários para o crescimento microbiano podem ser divididos em duas categorias principais: físicos e químicos. Os fatores físicos incluem temperatura, pH e pressão osmótica. Os fatores químicos necessários incluem fontes de carbono e nitrogênio, enxofre, fósforo, oligoelementos, oxigênio e fatores orgânicos de crescimento.
O crescimento celular é um processo altamente regulado e é definido como o aumento do tamanho da célula ou o número de células. Inicialmente na divisão celular ocorre um estímulo de fatores de crescimento que interagem com receptores presentes na superfície da célula (LEITE, J. 2010).
Se a cultura microbiana for desenvolvida num sistema fechado, é possível analisar o processo através de uma curva de