Crescimento Infantil
A característica fundamental de uma criança é a de ser um indivíduo em crescimento e desenvolvimento. Desde o nascimento é um ser ativo e seu comportamento está organizado, sente e se expressa de diferentes maneiras de acordo com sua idade e características individuais. Quase todos os fatores físicos, psicossociais e biológicos desfavoráveis são capazes de interferir no crescimento e desenvolvimento. O crescimento infantil vai desde o nascimento, a primeira infância(até 3 anos de idade) ate a segunda infância (ate a puberdade).
Tivemos como objetivo fornecer informações quanto ao desenvolvimento infantil e citar os fatores de risco ambientais e biológicos que podem influenciar esse processo.
Foi realizada pesquisas em sites relacionados ao tema desenvolvimento infantil e seus fatores de riscos além de livros voltados á área de desenvolvimento humano.
O processo de crescimento da criança refere-se ao ganho ponderal (peso, altura) através da hipertrofia e hiperplasia tecidual. O crescimento é considerado um dos indicadores mais importantes da saúde da criança, porque mostra claramente progressos ou problemas em seu desenvolvimento. Toda criança sadia ganha peso e altura e para saber se está crescendo o necessário deve ser pesada e medida periodicamente. O crescimento depende de fatores intrínsecos (genéticos) e de fatores extrínsecos (ambientais) como alimentação, saúde, higiene, condições de habitação e saneamento, cuidados gerais com a criança, atenção e carinho que podem atuar acelerando ou retardando este processo. E observamos alguns fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento infantil. Saúde e nutrição da gestante: os fatores ligados à nutrição e saúde da mãe influenciam o crescimento do feto. A