PROMOÇÃO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Introdução
Em 1990 foram adotadas medidas para promoção do crescimento e desenvolvimento infantil.
O CD são eixos referências para todas as atividades de atenção a criança e ao adolescente sob os aspectos biológicos efetivos psiquicos e sociais.
Em 1984, o Ministério da Saúde intensificou sua atuação na promoção da saúde de crianças até cinco anos de idade, através da criação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (PAISC). Priorizando ações básicas de saúde com eficacias comprovadas
Promoção ao aleitamento materno; Acompanhamento do CD; Imunizações; Prevenção e controle das doenças diarreicas e das infecções respiratórias. Embora o CD configurem um processo global, dinâmico e contínuo ambos se dividem por apresentarem sistemáticas e metodologias especificas.
Definições
Crescimento engloba o interesse para a parte clinica, assim como os principais fatores que interferem neste processo(medidas antropométricas).
Desenvolvimento: é o aumento da capacidade do indivíduo na realização de funções cada vez mais complexas.
Fatores que influenciam o crescimento
Fator genético, estabelece potencial ou alvo que pode ser atingido;
Fator meio ambiente, engloba todo relacionamento da criança com recursos materiais, institucionais e principalmente o familiar;
Desaceleração do crescimento intra-uterino, é a diminuição da velocidade do crescimento do feto;
Crescimento compensatório, é a velocidade de crescimento na vida extra-uterina, sendo esse o período de maior velocidade do nascimento até aos cinco anos de vida.
Alimentação: A criança até 05 anos requer cuidados específicos com sua alimentação. A dieta deve ter qualidade, quantidade e consistência adequada para cada idade, sendo exclusivo o leite materno para crianças com até 06 meses de idade.
Infecções: Importante para o crescimento adequado da criança, a realização da sua imunização. Evitando doenças imuno