Trabalho decente
TRABALHO DECENTE
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teorias da Administração I,Comunicação e Linguagem,Sociologia e Filosofia. Prof. Adriana Rampazo, Marcelo Silveira, Wilson Sanches, Márcia Bastos.
INTRODUÇÃO:
Um trabalho produtivo, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna a todas as pessoas que dependem do trabalho para viver.Mais que um conceito, é um paradigma que aponta para uma estratégia de ação frente aos rumos da globalização e à crise mundial de empregos.
TRABALHO DECENTE
O Trabalho Decente é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Em inúmeras publicações, o Trabalho Decente é definido como o trabalho produtivo adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna. O trabalho decente se apóia nos quatro objetivos estratégicos definidos no marco da OIT (Organização Internacional do Trabalho): respeito às normas internacionais do trabalho, particularmente aos princípios e direitos fundamentais do trabalho contidos na Declaração de Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT; promoção do emprego de qualidade; extensão da proteção social; diálogo social. No Brasil, a promoção do Trabalho Decente passou a ser um compromisso assumido entre o Governo brasileiro e a OIT a partir de junho de 2003. Em maio de 2006 foi elaborada a Agenda Nacional de Trabalho Decente (ANTD). estabelecimento de agendas subnacionais de Trabalho Decente. Brasil é pioneiro no
PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DO TRABALHO DECENTEANTD
A Agenda Nacional de Trabalho Decente se estrutura a partir de três prioridades:
Prioridade 1: Gerar Mais e Melhores Empregos, com