crescimento e desenvolvimento infantil
Anotações do Enfermeiro no Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento Infantil: A consulta de enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro e consiste na aplicação do processo de enfermagem ao indivíduo, à família e à comunidade de forma direta e independente. Supõe a entrevista para coleta de dados, o exame físico, o estabelecimento do diagnóstico de enfermagem, a prescrição, a implementação dos cuidados e a orientação das ações relativas aos problemas detectados. A consulta de enfermagem está contemplada na lei do exercício profissional n° 7.498/86, no seu artigo 11, inciso I, alínea “i”.
Em relação ao grupo infantil, este tem sido alvo de atenção do sistema de saúde por se considerar que a infância é uma das fases da vida na qual ocorrem as maiores modificações físicas e psicológicas, bem como por esse grupo ser mais vulnerável aos agravos de saúde, requerendo, por isso, um acompanhamento mais de perto.
No Brasil, a diarreia, as infecções respiratórias agudas, a anemia, a desnutrição, as doenças imunopreviníveis ainda constituem os principais agravos para crianças menores de cinco anos. Por essa razão, uma das estratégias adotadas pelo Ministério da Saúde, a partir de 1984, foi priorizar cinco ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia: promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança, imunizações, controle das doenças diarreicas e das infecções respiratórias agudas. Tais ações devem constituir o centro da atenção a ser prestada em toda rede básica de serviços de saúde. Nesse sentido, a consulta de enfermagem às crianças até 6 anos de idade permite enfocar a promoção da saúde e a prevenção de doenças em um processo contínuo de educação para a saúde.
A ENTREVISTA PARA O PLANEJAMENTO DO CUIDADO AUTÊNTICO
A consulta de enfermagem é uma estratégia de atendimento direcionada ao acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança por meio de consultas mensais, o que