trabalho de crescimento e desenvolvimento infantil
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, é fundamental importância desde do nascimento até os 5 anos de idade, para a promoção à saúde da criança e prevenção de agravos, identificando situações de risco e buscando atuar de forma precoce nas intercorrências. Ações como, pesar, medir, avaliar aquisição de novas habilidades e também a vacina que é uma das estratégias de prevenções mais importantes, lembrando da grande importância do aleitamento materno que também é um tipo de imunização ao qual confere anticorpos essenciais as crianças são de fundamental importância para que o crescimento e desenvolvimento dessas crianças sejam alcançados com êxito.
2.0 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
Descrever sobre o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento e imunização para a criança de 0 à 5 anos de idade, e sua importância.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Acompanhamento adequado do crescimento e desenvolvimento; Imunização adequada para as crianças;
Como é as intervenções do enfermeiro.
3.0 CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO E IMUNIZAÇÃO INFANTIL
Segundo Brasil (2002) “O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social”.
O Ministério da Saúde adotou a partir de 1984, estratégias visando incrementar a capacidade resolutiva dos serviços de saúde na atenção à criança, priorizando cinco ações básicas de saúde que possuem comprovada eficácia, sendo estas, promoção do aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, imunizações, prevenção e controle das doenças diarréicas e das infecções respiratórias agudas. Sendo que essas ações devem constituir o centro da atenção a ser prestada em toda a rede básica de serviços de saúde. (BRASIL, 2002).
Os objetivos da consulta de puericultura é promover a saúde da criança e acompanhar seu desenvolvimento, encaminhar para vacinação e