INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: TIJOLO ECOLÓGICO
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: TIJOLO ECOLÓGICO
Teresina
2012
CARLOS ALBERTO CARVALHO E SILVA
FABIANA ALVARENGA DOS SANTOS
FERNANDA MARIA DA SILVA LIMA
FRANCISCA KARINE MONTE OLIVEIRA
GABRIELLE PEREIRA GONÇALVES
NADIA MARIA DUARTE XENOFONTE SOUSA
SÁSKIA RAPHAELLA TEIXEIRA NUNES
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS: TIJOLO ECOLÓGICO
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Científica, 1º Período. Curso de Administração. Faculdade Santo Agostinho – FSA.
Teresina
2012
SUMÁRIO
1. Apresentação da pesquisa
3
2. Justificativa da pesquisa
4
3. Objetivos
5
4. Fundamentação
6
5. Referências bibliográficas
10
6. Anexo
11
1. APRESENTAÇÃO DA PESQUISA
Cada vez mais procurado pelas nações a sustentabilidade se destaca no cenário mundial. O setor da construção civil busca para si uma grande parcela dessa responsabilidade, que é reduzir os impactos que o meio ambiente tem sofrido. As inovações tecnológicas apostam nas construções sustentáveis, onde buscam agredir o menos possível o meio ambiente. Mas, as construções sustentáveis ainda são tímidas, uns dos motivos é o elevado valor inicial e, também com poucos conhecimentos sobre a aplicação de tais práticas na construção civil. A partir da última década o interesse em preservar e conservar o meio ambiente vem aumentando, onde as construções sustentáveis têm atraído uma grande porção da sociedade. Pode-se afirmar que o tipo de tijolo ecológico mais usado é o tijolo de solo-cimento puro, seguido por aquele que contém caliça e pó de mármore.
Com um aumento do interesse tanto pela população em geral como por empresas em investir no uso de técnicas de sustentabilidade e a