inovações eng civil
Os primeiros anos do século XXI foram marcados pelo ingresso de diversas inovações tecnológicas na indústria da construção civil brasileira. Essas mudanças foram motivadas pelo crescimento econômico, oferta de financiamentos para a construção e reforma da casa própria, ingresso de empresas e produtos estrangeiros no mercado, e também por esforços acadêmicos em programas de pesquisas. Desde então as transformações incluíram mudanças no estilo de gestão, na cultura organizacional, nos controles logísticos e na estrutura mais sofisticada de formação de custos, visando maior eficiência e lucratividade.
Dentro dos fatores que contribuem para as inovações tecnológicas na área da engenharia civil se destaca a sustentabilidade, que atualmente é tema de muitos debates. A construção sustentável é um sistema construtivo que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Ela faz uso de eco materiais e de soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (água e energia elétrica), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seus moradores e usuários. A indústria da construção civil é a que mais retira matérias-primas da natureza e também é a que gera o maior volume de entulho.
Fica claro que há vários fatores que influenciam no desenvolvimento da engenharia civil, e também que é necessário algo a mais para se destacar. Portanto um canteiro de obras diferenciado é aquele com adequados meios de comunicação e organização. Com o advento da tecnologia na era atual, tornou-se possível melhorar esses parâmetros nas etapas construtivas, principalmente no local da obra. Assim a introdução de uma grande variedade de materiais, ferramentas, equipamentos, técnicas especiais, processos construtivos e administrativos voltados à construção civil,