Exemplo de Poster de monografia
MACHADO, L. S.¹; CHAGAS, C. B.²
1 Graduanda em Nutrição – UVA
2 Doutora em Clínica Médica – Professora UVA
Introdução
Revisão de Literatura
O Autismo é o mais conhecido, entre os Transtornos Invasivos do
Desenvolvimento (TID), é marcado pelo atraso no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas. É um transtorno 4 vezes mais comum em meninos que em meninas e as estatísticas tem apontado um constante crescimento nos diagnósticos deste transtorno. Além dos sintomas já característicos, os autistas também apresentam diversos problemas imunológicos e gastrintestinais.
Pesquisas tem demonstrado os benefícios de uma dieta sem glúten e caseína, entretanto alguns pesquisadores aconselham o suplemento da dieta com vitamina B6 e magnésio, entre outras. Alguns autores afirmam que o glúten e a caseína causam sensação de prazer, por sua vez causam hiperatividade, falta de concentração, irritabilidade, dificuldade na interação da comunicação e sociabilidade, e ainda, perturbações gastrointestinais.
Esta revisão de literatura tem como objetivo, oportunizar reflexão sobre a alimentação do autista, mostrando como amenizar os sintomas apresentados pelos autistas por meio da Nutrição, visando contribuir para a melhoria do estado geral do paciente e a sua qualidade de vida.
Com o crescente aumento no número de Autistas no mundo, tem-se aumentado o interesse sobre o assunto. Diversos estudos comprovam a grande incidência, nesses indivíduos, de transtornos gastrintestinais (TGI) e problemas relacionados a imunidade, ambos que podem ser amenizados de maneira considerável com terapia nutricional. Uma das intervenções nutricionais mais utilizados é a dieta livre de Caseína e Glúten, pois acredita-se que a má digestão destas substancias pode ocasionar uma série de distúrbios psíquicos, podendo piorar os sintomas já existentes do
Autismo.
60%
0.56
50%
0.44
40%
30%
20%
10%
0%