Ciências dos materiais
Clauir Valdevino
Neomar Joudir Rosa
Prof. Juliana Ribeiro Mariotto
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG UNIASSELVI
Engenharia de Produção 1.1 – Química Geral
26.09.2011
RESUMO
O tijolo ecológico busca vir em encontro com nossas necessidades, uma alternativa que une economia e ecologia para a solução do problema habitacional. Por não sofrer queima no seu processo produtivo, ao contrário dos tijolos convencionais, não agride ao meio ambiente, seja no desmatamento de árvores ou no lançamento de resíduos na atmosfera. O tijolo de solo cimento modular serve para todos os padrões sociais.
Palavras-chave: Construções com terra, Sustentabilidade, Construções ecológicas, Desenvolvimento sustentável;
1 INTRODUÇÃO
É indiscutível a busca da evolução da construção civil por arquiteturas mais sustentáveis, pois os recursos do planeta são finitos e o crescimento da população e de suas atividades tem gerado há séculos grandes violências ao meio ambiente. Não existe construção que não gere impacto, a busca é por intervenção que ocasione menor escala.
A terra crua como material de construção é uma das tentativas de superar esse desgaste, pois este material é abundante em todo o planeta. Esses materiais de construção não gastam energia para serem queimados e possuem características isolantes que permitem um bom conforto térmico e acústico, permitindo ambientes confortáveis com menos gastos energéticos para condicioná-los. Não se deve ignorar a energia consumida para a fabricação do cimento que entra como um dos componentes para a fabricação do tijolo de solo-cimento, porém esta é menor que a consumida para queimar os tijolos cerâmicos, pois o cimento entra em pequenas proporções em relação ao volume total de material empregado.
2 TIJOLO MODULAR
Os tijolos de solo-cimento constituem uma das alternativas para a construção em alvenaria. Esses elementos, após pequeno período de cura, garantem resistência à compressão