INTRODUÇÃO A CIÊNCIAS CONTÁBEIS
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 6
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
No mundo moderno e globalizado o conhecimento está em constante transformação, num processo dinâmico, inacabado e desafiador. Isto se dá desde o surgimento da humanidade no planeta. E a busca pela construção do saber faz-se cada vez mais necessária para facilitar à interpretação dos acontecimentos e a obtenção de novas descobertas. Em resposta as indagações que surgem e no intuito de amenizar, solucionar problemas existentes ou prevenir o aparecimento de outros. Tudo em defesa da preservação da vida no planeta e também por melhorias da qualidade de vida.
E para atender as mais variadas necessidades dos seres humanos surgiram as organizações, que produzem bens e serviços. De acordo CHIAVENATO (2003, p.23): “Organização é uma entidade social composta de pessoas e de recursos, deliberadamente estruturada e orientada para alcançar um objetivo comum”. São extremamente importantes na vida da humanidade.
Hoje, podemos dizer que vivemos em uma sociedade eminentemente organizacional. Nas sociedades complexas, o homem, em todas as etapas de sua vida, desde o nascimento até a morte, depende das organizações, é controlado por organizações e nelas passa a maior parte de seu tempo. CURY (200, p.103).
Portanto, faz parte do cotidiano da humanidade estar inseridos nas organizações diversas. MAXIMIANO (1992) relata: “Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. O que torna possível alcançar objetivos que seriam inatingíveis individualmente”. As pessoas atuam na prestação de serviços e ao mesmo tempo adquirem bens, produtos e serviços diversos das inúmeras organizações existentes.
Na atualidade o mercado de trabalho é competitivo, em constante transformação e cada vez