Crescendo como um xikrin
As crianças Xikrin são conhecidas como gente pequena, ou meprime (me: é um coletivizador-prime: um diminutivo). Esse termo abrange meninas e meninos, existem também termos exclusivos para grupos de idade dentro da infância, que se diferenciam pelo sexo. Já quando se fala em bebês de colo, essa diferenciação de sexo não existe, (karore: recém-nascido).
Para os Xikrin, o bebê de colo tem atenção e cuidados especiais, pois nessa fase, os bebês Xikrin tem a pele “mole”, isso significa para eles, que os bebês de colo tem os componentes do corpo ainda em desenvolvimento e estão integrando-se para formar-se um todo, e sua “alma” pode afastar-se do corpo, provocando a morte se a mesma chorar e se aborrecer sem ser confortada. Essa é uma fase que requer muita atenção, e que as pessoas fiquem em contato com os bebês não só para apreciá-los, mas também para conservar-se Karon entre os vivos e em seu corpo. Após iniciarem a fase dos primeiros passos e palavras (falar e andar), as crianças Xikrin seguem passando por muitas etapas designadas pelos Xikrin adultos, e que de acordo com a sua sexualidade, mostrem mobilidades e obrigações discriminadas.
Para os xikrin, a pintura corporal, é a marca mais evidente e elaborada dessas etapas de dentro da infância, diferenciando-as da vida adulta, a pintura corporal, é também uma atividade estética, para estar bonita, o modo certo de se expor e torna-se vista a condição social e pessoal. Elas são pintadas pelas mães, avós e irmãs até chegar o casamento. Após o casamento, as mulheres se pintam em coletividade, já os homens são pintados por suas esposas. As crianças são pintadas altamente particular, o que aponta a capacidade e cuidado de sua mãe. Sendo que os adultos, se pintam com origem iguais à idéias de idade para ambos os sexos (masculino e feminino). A pintura das crianças é diferente de acordo com as fases da infância, diferenciam-se para os bebês e para as crianças que iniciam a fase de andar e falar,