Crenças religiosas
As crenças religiosas são uma das mais antigas experiências coletivas do ser humano em busca de proteção para a vida e de segurança espiritual diante do fenômeno da morte. Devido a essa historicidade as religiões costuma ter preceitos, valores e ritos quase sempre incompreensível para quem não conhece a cultura da qual fazem parte.
A religião no Brasil é muito diversificada a caracteriza-se pelo sincretismo. A constituição prevê a liberdade de religião e da igreja e o estado estão oficialmente separado sendo o Brasil, um pais laico..A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância,sendo a pratica religiosa geralmente livre no pais.
O Brasil é um pais religiosamente diverso com tendência de mobilidade entre as religiões e o sincretismo religioso.
Dentre as diversas crenças religiosas existentes no Brasil as mais seguidas são:
Budismo, cristianismo, protestantismo, mormonismo, testemunho de Jeová, cristianismo oriental, espiritismo, islamismo, judaísmo, neopaganismo, religiosos afro-brasileiros e indígenas religiões hoasqueiras.
No entanto apesar da constituição do Brasil definir o estado laico e ter oficialmente separação entre a igreja e estado, o governo brasileiro mantém uma concordata com o vaticano, o que de acordo com alguns especialistas, cria um estatuto privilegiado para a igreja católica no pais.no entanto,para outros especialistas o acordo não cria privilégios e “todas as religiões estão livres para estabelecer a mesma relação com o estado,se assim o desejaram”.
Tem ocorrido no Brasil o crescimento das comunidades neopentecostais e algumas delas, como a igreja universal do Reino de Deus são consideradas culpadas de intolerância religiosa. Foi criado no Brasil o dia nacional de combate á intolerância religiosa (21 de janeiro) por meio da lei n°11635, de dezembro de 2007. Algumas entidades também alegam que direitos sociais dos homossexuais no Brasil são desrespeitados por motivos religiosos.