Estudo de caso
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE GRAJAÚ-CESGRA CURSO DE ENFERMAGEM
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
ESTUDO DE CASO
Grajaú
2013
ADRYELLE RODRIGUES DA SILVA ARAÚJO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de estágio apresentado ao estagio supervisionado do 7º período do Curso de Enfermagem Bacharelado da Universidade Estadual do Maranhão do Centro de Estudos Superiores de Grajaú/UEMA-CESGRA, para obtenção parcial de nota.
Preceptor: Enfª: Elisângela Castro
Grajaú
2013
INTRODUÇÃO
O processo de amadurecimento do ser humano, desde seu nascimento até a idade adulta, comumente recebe a denominação de desenvolvimento. Na verdade, este processo pode ser dissociado em dois componentes: o crescimento, que vem a ser as mudanças das dimensões corpóreas, correspondendo a mudanças puramente físicas do tipo: peso, estatura, perímetro cefálico, etc.; e o desenvolvimento funcional, isto é, a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções, que permitem à criança realizar coisas novas, progressivamente mais complexas, com uma habilidade cada vez maior.
O retardo menta (RM) caracteriza-se por uma incapacidade marcada por importantes limitações, no funcionamento intelectual e no comportamento relacionado aos aspectos conceituais, sociais e práticos. O RM é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais comuns em crianças e adolescentes. Há um consenso geral de que o RM é mais comum no sexo masculino, um achado atribuído às numerosas mutações dos genes encontrados no cromossomo X6. As crianças acometidas muitas vezes apresentam-se ao pediatra geral com queixa de atraso na fala/linguagem, alteração do comportamento, ou baixo rendimento escolar, é de grande valia o diagnóstico preciso e precoce para que a criança possa receber em cada etapa de seu desenvolvimento, a estimulação mais adequada, contribuindo para que o processo de crescimento e do próprio