Crematórios: legislação pertinente para o licenciamento ambiental
Crematórios: legislação pertinente para o Licenciamento Ambiental
Andrea Marquez Morato
Semestre 3 – Tecnologia em Gestão Ambiental
Polo Botucatu/SP
Maio/2013
Resumo
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância da Legislação vigente e como proceder para conseguir o Licenciamento Ambiental pertinente para a instalação de um Crematório.
Certa de que uma incursão histórica ao tema Cremação torna-se fundamental para que meu trabalho seja acessível não só a Técnicos em Gestão Ambiental como também a leigos, discorri sobre o assunto antes de seguir para a parte técnica.
Importante frisar que os Crematórios, ao contrário dos Cemitérios são a forma mais garantida de segurança ambiental aos que continuam vivos.
Palavras-Chave
1.Cremação
2.Licenciamento Ambiental
3.CONAMA
4.CETESB
“O melhor modo de tratar as questões do Meio Ambiente e assegurando a participação de todos os cidadãos interessados."
Introdução
A escolha do tema “Crematório” deve-se ao fato de Botucatu/SP, cidade onde resido, viver a expectativa de que o grupo funerário local está em vias de construir um crematório na cidade.
É claro que como aluna do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental já tenho olhos pra enxergar essa possibilidade como fato que irá interferir no meio ambiente.
Segundo informações colhidas junto a um dos sócios do grupo funerário, o crematório deverá ser construído em local central, bem próximo ao cemitério mais antigo, o que acarretará, por sua situação geográfica, um novo transtorno viário já durante sua construção.
Sobre as providências quanto a avaliação de impacto ambiental (AIA), etapas de licenciamento, tendo como suporte a legislação ambiental pertinente, a informação que obtive diz que a empresa contratou uma consultoria da cidade de Sorocaba