Anhanguera
O crescimento do mercado pet
Fique de olho nas principais estatísticas sobre o mercado pet brasileiro
Caso você tenha dúvidas sobre se investir no mercado pet é uma boa escolha, chegou à sua resposta: é uma ótima escolha! Ó no Brasil, esse mercado já movimenta mais de R$ 16 bilhões. Além disso:
O crescimento do mercado pet de, aproximadamente, 23% ao ano;
O Brasil possui cerca de 32 milhões de cães e 16 milhões de gatos;
O mercado pet brasileiro é o segundo maior do mundo, seguindo os EUA;
O Brasil possui, aproximadamente, 40 mil pet shops, de acordo com a Anfal Pet.
A boa notícia é que, mesmo com tantas lojas e produtos para animais, o mercado ainda tem espaço para muitos empreendedores, pois os animais conquistaram um espaço como membros da família, deixando o papel de simples bichinhos de estimação. Serviços oferecidos por um pet shop
Ainda que comercialize produtos para pets, um pet shop não pode vender medicamentos.
Antes de abordarmos sobre a criação de um pet shop, vamos entender qual é a sua definição.
De acordo com o Decreto nº 40.400/95, o pet shop é definido como uma loja destinada ao comércio de produtos de uso veterinário e de animais, onde também pode ser praticado o banho e a tosa dos pets. Entretanto, a legislação de São Paulo prevê que medicamentos não podem ser comercializados nessas lojas.
Outro ponto importante é a comercialização de animais: os donos de pet shop que desejam vender ou doar qualquer animal de estimação devem inscrever suas lojas no Cadastro Municipal de Comércio de Animais (CMCA) e possuir um médico veterinário sempre à disposição.
Responsável técnico
É essencial a presença de um veterinário como responsável técnico pelo estabelecimento
De acordo com a legislação, é obrigatória a presença de um veterinário como responsável técnico de um pet shop. O contrato realizado entre o estabelecimento e o médico veterinário deve ser