credito
Introdução
Este presente trabalho foi elaborado com o objectivo de explicar sobre o Crédito Problemático e Recuperação do Crédito Mal Parado. Definindo os Conceitos básicos para melhor compreensão e explicação, com autilização de recursos como a biblioteca electrónica, formalmente conhecida como a Internet, tornando assim possível a execução do trabalho.
O actual trabalho abordou conceitos como o crédito e a sua importância, sendo assim, é correcto afirmar que em decorrência de inúmeras facilidades que as operações de crédito podem introduzir na dinâmica do processo económico, elas apresentam vários papéis sociais, sendo os principais, a oportunidade das empresas aumentarem os seus níveis de actividades e o estimulo ao consumo dos indivíduos, ou seja, a elevação da demanda agregada.
A ocorrência de situações de "Crédito Problemático" é uma inevitabilidade com a qual os Bancos têm de se defrontar, estando muitos dos incumprimentos associados, invariavelmente, às fases recessivas dos ciclos económicos.
O agravamento dos índices do crédito em incumprimento radica, por vezes, na dificuldade de identificação do perfil de cliente e no estabelecimento de objetivos estratégicos de gestão, incompatíveis com a conjuntura interna e externa das instituições. Por forma a obstar a que os Bancos incorram em prejuízos desnecessários, torna-se indispensável que se identifiquem, atempadamente, as situações de "Crédito Problemático" e que se atue sobre as mesmas com as ferramentas adequadas, em ordem à eliminação ou minimização dos seus danos patrimoniais. O crédito malparado aumentou para 3,5 por cento, revelam dados divulgados, Terça-feira (13), em Maputo, pelo Administrador do Banco Central, Valdemar de Sousa, em conferência de imprensa sobre a conjuntura económica e perspectiva de inflação em Moçambique.
Na ocasião, o interlocutor sublinhou que não existem motivos para alarme, porque estes níveis de