Segurança do Trabalho
Primeiros Socorros
Aluno: Jurandir dos Santos
Explique com suas palavras o que são primeiros socorros e qual é o papel do técnico em segurança com relação a eles.
Quais podem ser as consequências da prestação de primeiros socorros de forma errada?
Como esses erros se refletem na sociedade?
Apesar de o homem ter intrínseco em sua natureza a necessidade de se desenvolver, evoluir, se mostrar útil à sociedade, e aí, em muitos casos se solidarizando com o sofrimento do próximo, certa cautela precisa ser assimilada. Diariamente recebemos uma enxurrada de notícias a cerca de acidentes que sendo eles graves ou não, testam nosso senso de responsabilidade tanto com suas causas, quanto com as vítimas dos mesmos.
Acreditamos sem sombra de dúvida que se inserirmos o assunto “prestação de primeiros socorros” nos diversos fóruns de discussão, diversas opiniões também terão sobre a decisão de realizar ou não o auxílio. Alguns exemplos onde o resgate de uma vida culminou em êxito, podem nos encorajar a ser o Super-herói da vez, mas em contrapartida, outros enredos mostram que a tarefa não é tão simples assim. Nesses casos o só querer não é poder.
Resumidamente, primeiros socorros são as medidas básicas que devem ser tomadas para com uma ou mais vítimas de acidentes, sempre atentando para garantia de sua integridade física e da vítima. Quando falamos na garantia da integridade física do socorrista, nos referimos ao fato de a ação de socorro só deverá ser realizada se as condições ambientais assim permitirem e as ferramentas e materiais necessários estiver à disposição. Em muitos casos, o acidentado pode estar rodeado de perigos e riscos, como por exemplo: preso em espaço confinado IPVS, suspenso em trabalho em altura, cercado por corrente elétrica, ou até mesmo soterrado em local passível de desabamento, situações que impossibilitam possível acesso ao local, por pessoa não habilitada e autorizada.
Agora, quando