Crédito
BANCÁRIO
FORMANDOS: Alexandra Cleha
Bruna Mendonça
Patrícia Teles
Vander Miguel
INTRODUÇÃO
No âmbito do domínio de Crédito, foi-nos pedido pelo formador Luís Filipe Carvalho que realizássemos um trabalho acerca do mesmo: Crédito.
Assim, neste trabalho, o grupo irá mencionar a definição de Crédito, o significado da palavra Crédito, a definição de Risco de Crédito, os elementos definidores do Crédito Bancário, a importância do Crédito para os diversos agentes económicos, as alterações recentes na actividade bancária, as principais operações de crédito e titulação e garantias.
Esperemos que o trabalho esteja de acordo com as suas expectativas!
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO CRÉDITO
A) DEFINIÇÃO DE CRÉDITO
A palavra “crédito” pode assumir vários significados.
CRÉDITO - direito a receber, no futuro, um determinado valor (bem, serviço ou dinheiro).
Numa relação de crédito existem sempre, pelo menos, dois intervenientes:
CREDOR
DEVEDOR
DIREITO A RECEBER
OBRIGAÇÃO DE PAGAR
No sentido da relação financeira entre duas entidades, em que uma tem direito a receber dinheiro de outra, no futuro, crédito define-se como o direito que uma entidade, o credor, tem de receber de um terceiro, o devedor, uma ou várias prestações em dinheiro, em datas futuras.
Para que se crie uma relação de crédito por acordo (contrato) entre credor e devedor, é necessário que o credor tenha confiança no devedor, isto é, que acredite que este lhe vai pagar conforme o acordo.
Assim, podemos dizer que crédito significa confiança.
Mas, a relação de crédito pode surgir sem que haja qualquer tipo de acordo entre devedor e credor. Basta que se verifique qualquer facto, quer seja intencional, quer acidental, que dê por um lado, ao credor o direito de exigir um pagamento e, por outro, crie para o devedor a obrigação de pagar.
Exemplo:
Uma pessoa que, acidentalmente, danifique um bem de outrem fica, de imediato, com a obrigação de pagar pelo menos o valor do