credito a particulares
O crédito a particular tem, desde então, vindo assumir, cada vez mais, relevância na carteira de crédito dos bancos, tendo já ultrapassado os valores de crédito concedidos a empresas não financeiras. Dada a actual importância do crédito a particulares no conjunto de actividade creditícia, dedicaremos a presente unidade ao seu estudo.
Principais produtos de crédito a particulares
Credito a curto prazo
No crédito a curto prazo incluem-se, em geral, todos os credito concedidos por prazos inferiores a um ano. Mais este tipo de classificação não é totalmente correcto, já que os créditos que a seguir vamos caracterizar, nomeadamente a conta ordenado e os cartões de crédito, por serem créditos revolving, assumem um carácter quase permanente, podendo na prática, ter muitos anos.
Os créditos revolving são linhas de crédito sem vencimento definido e que, ate um limite pré-definido, são reutilizáveis, isto é, após reembolso de uma parte, o cliente pode voltar a utilizar o crédito. Tem uma característica comum: o banco desconhece a finalidade do credito, o cliente utiliza os fundos que tem disponível como e quando quiser.
Cartões de crédito
Um cartão de crédito é um meio de pagamento que tem associada uma conta corrente sem caução, com limite de crédito atribuído.
A atribuição de um cartão de credito, e do correspondente limite de credito, é mais complexa que a de uma conta ordenado, dependendo de um conjunto de factores de avaliação do cliente e já exigindo um sistema de scoring de aceitação, mesmo que seja muito simples.
Os bancos emitem pelo menos dois tipos de cartão:
Um destinado a grandes massas;
Um cartão de prestígio, para segmentos seleccionados.