Resumo Psicologia do Desenvolvimento
O psicólogo John Watson (1924/1970) declarava que a mente de uma criança era como um livro em branco, crendo que esta iria ser capaz de ajustar-se a qualquer tipo de aprendizagem, que iria atribuir-lhe características próprias, talentos e peculiaridades que passariam a ser reveladas com o tempo. No entanto, esta visão revolucionária entrou em desvalor, e hoje, a maior parte dos psicólogos afirma que “nos tornamos naquilo que somos através da interação entre hereditariedade e meio envolvente ou meio ambiente”. O objeto de estudo de vários psicólogos do desenvolvimento e da própria disciplina (psicologia do desenvolvimento) tal como Watson são as diferentes mudanças de desenvolvimento.
Quanto à natureza do desenvolvimento humano, (questão crucial da psicologia do desenvolvimento) é considerada como um processo de mudança no íntimo do indivíduo ao longo da vida. Existem várias características que diferenciam os planos físicos, psíquicos e sociais de cada pessoa, sendo elas as seguintes:
O desenvolvimento cumulativo, que se resume á forma como as crianças e os adultos reagem e o que podem aprender hoje depende das duas primeiras experiencias no meio familiar; direcionado, uma vez que se encaminha na direção de uma maior complexidade; diferenciado, que consiste em que cada vez mais as preferências de bebé a adulto sejam apuradas; organizado, significando que as capacidades vão sendo progressivamente integradas; e por último holístico, onde os processos nunca ocorrem isoladamente, pois todo o desenvolvimento é resultado dessa interação.
O complexo estudo que é feito do desenvolvimento humano aborda cinco objetivos considerados importantes pelos psicológicos do desenvolvimento como:
A descrição das mudanças (fornecendo uma imagem do processo global do desenvolvimento); a comparação de pessoas oriundas de meios diversificados (fornecendo uma imagem das diferenças individuais); a explicação das diferenças e sequências do