Credito documentario
Os créditos documentários são uma forma de garantia para os intervenientes diretos (comprador e vendedor) numa transação comercial de determinada mercadoria. São utilizados sobretudo a nível das transações internacionais, na medida em que o grau de conhecimento entre os referidos intervenientes é por norma menor e, portanto, o risco será maior.
A utilização dos créditos documentários implica normalmente, para além do comprador e do vendedor, a intervenção de duas entidades bancárias: o banco emitente do crédito, que atua em nome do comprador, e um banco representante do banco emitente (normalmente designado banco notificador) junto do vendedor, dado que comprador e vendedor poderão estar em países diferentes.
Para compreendermos melhor toda esta relação, é essencial percebermos os seguintes itens:
1. O que é o comércio Internacional:
O comércio internacional é troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios. Na maioria dos países representa uma grande fração do PIB. O comércio internacional está presente em grande parte da história da humanidade mas a sua importância económica, social e política tornou-se crescente nos últimos séculos. O progresso industrial, dos transportes, a globalização, o aparecimento das corporações multinacionais e o outsourcing tiveram um grande impacto no incremento deste comércio. O aumento do comércio internacional pode estar também muito ligado ao fenómeno da globalização.
Hoje em dia este tipo de comércio não para, visto ser uma ponte entre países para a realização de trocas de produtos que escasseiam ou abundam. Nesta era de crescente interdependência mundial, o comércio internacional tem cada vez mais importância para o crescimento económico de todos os países. O comércio internacional não é unicamente do domínio das grandes multinacionais, pois as pequenas e as médias empresas estão a descobrir que o mercado mundial oferece oportunidades de