CREDITO DOCUMENTARIO
Curso de Pós Graduação em Comércio Exterior
CRÉDITO DOCUMENTÁRIO
Prof. Prof. Romulo Del Carpio
03, 10 e 17 Maio 2014
2
PAGAMENTOS INTERNACIONAIS
Durante as negociações comerciais preliminares entre exportadores e importadores e, conseqüentemente, na fase da “Proforma Invoice”, as partes definem a forma de pagamento pela qual a operação irá se desenvolver antes e depois do embarque das mercadorias.
No entanto, o fato de enviar uma “Proforma Invoice” ao importador não significa que o exportador já tenha fechado uma venda, pois este documento, simplesmente, formaliza as negociações iniciais havidas entre o exportador e importador.
Entre outras informações comerciais, próprias de uma venda internacional, a “Proforma
Invoice:” deve definir, claramente, dois pontos importantes que, em diante, irão nortear os passos a serem dados pelo vendedor e comprador até o embarque das mercadorias.
As condições de venda internacional (“Sale Terms”)
As condições de pagamento internacional (“Payment Terms”)
As partes devem entrar em acordo quanto às condições de venda a serem praticadas, basicamente representadas pelas siglas comerciais denominadas “Incoterms 2010” definidas pela Câmara de Comércio Internacional (CCI).
Por outro lado, a negociação das condições de pagamento internacional representa mais um item importante a ser definido dentro da “Proforma Invoice”, pois estabelece a maneira como o importador irá efetuar o pagamento da mercadoria que está comprando, o que, naturalmente, representa uma garantia para o exportador no sentido de ter a certeza financeira que irá receber as divisas antes ou depois do embarque das mercadorias em porto de origem.
A desconfiança comercial existente entre as partes, principalmente quando se trata dos primeiros contatos ou pedidos, é motivo para que muitos contratos internacionais se vejam prejudicados ou não concretizados e isto ocorre porque no comércio internacional existem práticas de pagamento que