Craving
| | | |
Resumo. O vício pela nicotina continua a ser um problema ao nível da saúde global [1]. Pesquisas demonstram que muitos fumadores experimentam um aumento da sua vontade de fumar, quando expostos a elementos relacionados com o tabagismo [2]. Este estudo foi realizado com o intuito de analisar a natureza subjacente ao desejo de fumar (smoking craving), mediante da exposição a um cenário de realidade virtual (RV).
Palavras-chave. Nicotina; Tabagismo; Smoking Craving; RV
Introdução
A nicotina é a componente psicoactiva principal do fumo do tabaco e produz diversos efeitos, nomeadamente a níveis neurofisiológico, motivacional e comportamental, por meio de regiões cerebrais específicas [1]. Estudos remontam para o facto que os indivíduos adictos à nicotina, quando expostos a indícios visuais, auditivos ou tácteis, sofrem um aumento da sua vontade de fumar, quando comparados com sujeitos não fumadores. Um dos métodos inovadores que tem demonstrado alguma popularidade e eficácia no estudo do craving pela nicotina é a exposição ao cenário virtual (VR). Este método combina gráficos de computador e dispositivos periféricos, incluído rastreadores de movimento, sistemas visuais (HMD’s), plataformas de vibração e de áudio, de modo a criar ambientes imersivos, onde os indivíduos estão sujeitos a determinados estímulos, proporcionando aos investigadores efectuar as pesquisas necessárias [3]. Com isto, é pretendido com este trabalho averiguar se, de facto, após a exposição ao cenário de realidade virtual, se verifica um acréscimo na vontade de fumar, por parte dos indivíduos fumadores e não fumadores.
Método
1 Amostra
A experiência foi aplicada a uma amostra por conveniência constituída por sujeitos da rede social dos alunos do 2º ano do curso de Psicologia. A amostra é constituída por vinte e uma mulheres (n=21; 45%) e