Craving
A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o craving como um desejo de repetir a experiência em função dos efeitos de uma dada substância. O conceito mais atual do significado do craving é o que s refere a um intenso desejo para consumir determinada substância, que também podem ser os alimentos, ou seja, a “fissura” por alimentos que aumentam os níveis de serotonina, endorfina... e proporcionam prazer imediato. Por incrível que pareça o local do cérebro estimulado por estes alimentos (doces, chocolate, pães, massas) é o mesmo estimulado pelos viciados em drogas (em níveis mais elevados) o mecanismo é o mesmo.
A ETIOLOGIA EXATA PODE VARIAR CONFORME A INDIVIDUALIDADE DE CADA PACIENTE, SABEMOS QUE É RESULTADO DE MUDANÇAS severas fisiológicas E que envolvem hormônios ovarianos, mineralocorticoides, prolactina, androgênios, prostaglandinas, DEFICIENCIA DE VITAMINAS - por exemplo, piridoxina e ácidos graxos essenciais, ALIMENTAÇAO DESEQUILIBRIDA RICA EM ALIMENTOS COM ALTO INDIXE GLICEMICO, PERMANECER HORAS DE JEJUM LEVANDO A hipoglicemia, QUE ACABA POR DEREGULAR O CONTROLE DA SACIEDADE.
- Existe um público que tenha mais tendência a desenvolver o problema? Se sim, qual (ex: obesos, mulheres na menopausa, etc)?
AS MULHERES SÃO MAIS ACOMETIDAS PELO CRAVING EM FUNÇÃO Do CLICLO HORMONAL, PESSOAS SEDENTARIAS, OBESAS...FADIGADAS SÃO MAIS PROPICIAS A COMPULÇÃO
- Existe tratamento para o problema? Como?
O PROGRANA DEVE SER MULTIDISCIPLINAR E ENVOLVENDO A REPROGRAMAÇÃO ALIEMENTAR, AVALIAÇÃO DA DIETA E QUAIS OS NUTRINETES EM DEFICIT, AVALIAR NIVEIS DE SEROTONINA, REPOSIÇÃO ATRAVES DE SUPLEMENTOS QUE DEVEM SER INDIVIDUALIZADOS, TRANSITO INTESTINAL E A MICROBIOTA, ATIVIDADE FISICA, AVALIAÇAO HORMONAL, E EM MUITOS CASOS TRATAMEMTO COM PSICANALISTAS CONTRIBUI PARA DIMINUIÇÃO DA ANSIEDADE ENTRE OUTROS....
- O que a pessoa pode fazer para “domar” aquela fome de doces indesejada? Poderia nos dar algumas dicas? (jornalistas adoram dicas)