Cozinha Industrial
Iluminação, ventilação e ruído:
Iluminação: A cozinha inteira deve ter iluminação natural ou artificial, apropriada para cada atividade. A iluminação exerce uma forte influencia no comportamento das pessoas, seu uso correto evita doenças visuais, aumenta a eficiência do trabalho e diminui o numero de acidentes. A quantidade de luz que incide sobre a superfície de trabalho deve ser suficiente para garantir uma boa visibilidade. A luz ambiental que varia de 10 a 200 lux é usada em corredores, depósitos e lugares onde não tenha tarefas criticas. A luz ambiental pode ser usada para complementar a iluminação da cozinha. Uma intensidade luminosa de 200 a 800 lux, fornecida por lâmpadas, será utilizada na cozinha, a medida que o contraste diminui se exige um aumento da luminosidade.
Ventilação: A ventilação adequada assegura conforto térmico, indispensável para realização de qualquer tipo de trabalho. Proporciona a renovação do ar, muito importante devido a constante exalação de vapores que tornam o ambiente carregado e provocando desconforto. O conforto em cozinhas industriais pode ser assegurado pela abertura de paredes que permitam a circulação natural do ar. Se este conforto não for assegurado pelo meio natural, deve ser instalados ventiladores, circuladores e exaustores. A maior parte das cozinhas necessita de um sistema de ventilação industrial para manter e melhorar o ambiente de trabalho. O uso da ventilação pode ser dividido de 3 formas, controle de contaminantes, controle de temperatura e umidade e prevenção a fogo e explosões.
Ruído: Um ambiente com ruído conduz a reações negativas, interferindo na execução de qualquer tarefa. Um ambiente barulhento prejudica a capacidade de raciocínio e o equilíbrio psicológico das pessoas, além de problemas de audição, irritação e dificuldade de concentração. A manutenção regular das maquinas contribui para reduzir os ruídos. Fixações soltas,