MEgagem de motores
Escola Superior de Tecnologia
Caio César Paulino Cavalcante 1115090031
Métodos Trifásicos de Ligação de Transformadores
Manaus – AM
Introdução
Nos transformadores trifasicos existe uma diferença de fase entre os fasores representativos da tensão no enrolamento primario e da tensão no enrolamento secundario. Este ângulo de diferença de fase depende da ligação dos enrolamento, devido a essa diferença de fase quando se pretende efetuar paralelo entre dois transformadores trifasicos surge a possibilidade de para determinadas ligações as tensões no secundario serem iguais em modulo, mas não estarem em fase entre si, impedindo a realização do paralelo ou obrigando a uma alteração da ordem de ligação das diferentes fases do secundario de um dos transformadores.
O estudo do comportamento dos transformadores e suas ligações é de suma importância para o aprendizado eletrotécnico, bem como na ambientação a sistemas de potência, pois é através desse tipo de sistema que a grande maioria dos sistemas se baseia. As características dos circuitos trifásicos e suas ligações devem ser analisadas e compreendidas para que possam ser aplicados em projetos.
Neste ensaio será feito o estudo de dois tipos de ligação: delta e estrela. Cada ligação possui um comportamento próprio, possui vantagens e desvantagens que serão analisadas ao longo do ensaio. Vale também ressaltar que o comportamento dos transformadores também pode variar dependendo de como suas bobinas estão configuradas, pois é possível ligar a bobina primária em um tipo de ligação e a secundária em outro.
Neste ensaio, serão abordados quatro formas de ligação trifásica: delta-delta, estrela-estrela, estrela-delta e a ligação em delta aberto.
Dessas ligações, a ligação delta-delta é a que se comporta de forma mais estável, porém apresenta uma vulnerabilidade maior por não haver presença do aterramento, o que pode comprometer o sistema em