Diferenças e funções de cada profissional da área de enfermagem
Enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem fazem trabalhos diferentes:
De acordo com a Lei nº 7.498, de 1986, que rege a área de enfermagem, suas três categorias de profissionais - enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de enfermagem - são complementares, mas têm funções diferentes.
Confundi-las é fácil, mas ao saber das diferenças, você pode se sentir mais seguro durante um atendimento. O enfermeiro, por exemplo, tem formação universitária e condições de acompanhar cirurgias e fazer procedimentos mais complexos. Já o técnico e o auxiliar têm capacidade de dar remédios, aplicar injeções, mas sempre com a supervisão de um enfermeiro do setor.
Áreas de Atuação
Enfermeiro - É um profissional com graduação em enfermagem, geralmente de quatro anos. Além disso, podem possuir algum curso de especialização. São diversas as áreas de atuação do enfermeiro. Ele pode atuar como integrante da equipe médica de um hospital, pode acompanhar pacientes em fase de tratamento domiciliar, além de trabalhar em laboratórios junto a farmacêuticos. A grade curricular inclui matérias práticas e teóricas, como: o estudo da anatomia, e conceitos da psicologia humana, cuidado ao idoso, cuidado integral à saúde adulto e cuidado integral ao paciente cirúrgico.
Técnico de enfermagem - O técnico em enfermagem pode realizar algumas funções que são do enfermeiro. O técnico em enfermagem também pode atuar em todos os setores dos hospitais. Além disso, pode ser responsável pela administração de medicamentos, cuidados ao paciente, tais como higiene corporal, mobilização no leito, além de monitoramento dos dados vitais, entre outros. Ele elabora relatório do atendimento feito e comunica anormalidades ao plantão médico.
Auxiliar de enfermagem - São profissionais de nível médio que passam por curso básico de um ano, para auxiliar os enfermeiros e técnicos. Exerce funções como: arrumar cama, trocar roupa dos pacientes, dar