Coulometria
Determinação de corrente elétrica e concentração em solução de Sulfato de Cobre e Cloreto de Sódio, bem como um maior conhecimento à respeito de células eletrolíticas.
INTRODUÇÃO
MATERIAIS E REAGENTES
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Tendo como objetivo uma análise e posterior estudo prático dos fundamentos e propriedades envolvidas na coulometria, realizou-se a prática em duas diferentes etapas. Primeiramente, utilizou-se de uma solução de cobre para determinação de potencial e posteriormente deu-se sequência à prática repetindo os procedimentos para uma solução de Cloreto de Sódio.
Iniciando-se a primeira parte da prática, com o experimento de cobre, preparou-se a solução com a adição de aproximadamente 600 mL de água destilada e então se adicionou uma determinada quantidade de Sulfato de Cobre, que foi pesada para ser possível a determinação da concentração do analito em solução. A massa de Sulfato de Cobre adicionada foi de 10,2267g. A solução apresentou-se de coloração azul escuro transparente.
A transferência de carga que ocorre na solução de cobre preparada é um processo catódico no qual a espécie é reduzida pela transferência de elétrons do eletrodo. A reação abaixo representa a redução decorrente:
Cu+2 + 2e- Cu0
Ao contrário, a transferência de carga é um processo anódico onde a espécie é oxidada pela remoção de elétrons para o eletrodo. Representando em forma de reação tem-se:
2H2O O2 + 4H+ + 4e-
A quantidade de carga que flui através de um eletrólito depende da voltagem aplicada e da resistência da solução.
Possuindo o valor da quantidade de corrente que fluiu no experimento e o tempo necessário até que a corrente apresentasse valor zerado, consegue-se determinar então, a quantidade de carga que o atravessou (Coulomb).
Levando em consideração que para uma corrente de 0,26 A o tempo decorrido até que a corrente zerasse foi de 2 min 15s (135s), podemos calcular a quantidade de carga transferida.
Tendo como base as