Cotidiano Escolar e Ensino à Distância
O ensino a distância (EAD) é um processo de aprendizagem que por intermédio de diferentes ferramentas midiáticas - responsáveis pela troca de informação e conteúdo - possibilita que o individuo construa seu conhecimento com autonomia no aprendizado.
No Brasil um processo de consolidação se desenvolve pelo crescimento expressivo deste tipo de modalidade de formação, mediada por tecnologias de ponta. Fatores como a distância do sujeito com os órgãos de ensino e a falta de tempo daqueles que precisam trabalhar para sobreviver, são decisivos para a escolha deste tipo de modalidade. Entretanto, discussões acerca da pedagogia utilizada e do interesse político, ainda dividem profissionais do ensino e estudiosos.
Para alguns, o processo de aprendizagem e escolarização se dá através de experiências compartilhadas cotidianamente e presencialmente com outros indivíduos, reforçando o pensamento crítico do sujeito em meio à sociedade. Além disso, defendem que o ensino a distância é um instrumento para o desenvolvimento econômico, e não uma condução a emancipação do pensamento.
Estes desafios indicam que a Educação de alguma maneira tem rompido com a estagnação do ensino, principalmente, por aos poucos conseguir acompanhar os avanços tecnológicos. Resta saber se o objetivo é diminuir a desigualdade - em todos os aspectos - ou somente crescer economicamente.
E você, o que acredita ser o melhor ou mais efetivo no processo de formação de um individuo? Já se perguntou qual o papel do professor/tutor, do material didático e da avaliação nesta modalidade de ensino-aprendizagem? E qual o seu papel? Daqui uns anos, você se vê empreendedor ou sendo um agente ativo em sua comunidade?
Por Bárbara Garcia Mendes.
Cotidiano Escolar.