Estudante
Funcionamento e Impacto Ambiental
Nos últimos anos a demanda por produtos eletronicos com o uso de pilhas e baterias aumentou muito. E cada vez se necessita de maior capacidade e tamanho mais compacto e com um peso menor. Pilhas e baterias são sistemas eletroquímicos, e muitos possuem componentes tóxicos, podendo causar riscos a saúde humana e ao meio ambiente. Há descarte e gerenciamento ambiental adequado para tais, com reutilização, reciclagem, tratamento e etc.
Pilhas
A nomenclatura pilha deveria ser usada para se referir unicamente a um dispositivo composto de dois eletrodos e um eletrólito, arranjados de maneira com que produzam energia. O eletrólito é sempre o condutor iônico, podendo ser sólido, líquido ou pastoso. Eletrodos quando são conectados a algum aparelho elétrico flui uma corrente pelo circuito. O material de um dos eletrodos espontaneamente se oxida, liberando elétrons, enquanto o material do outro usando esses elétrons se reduz.
As pilhas de Daniell são formados por um anodo de zinco metálico, um eletrólito formado por sulfato de zinco e sulfato de cobre e um catodo metálico. Pode-se fazer da seguinte maneira: colocar no fundo de um recipiente de vidro uma tira de cobre, uma solução de sulfato de cobre despejada no frasco em uma quantidade suficiente para cobrir o cobre. Logo, uma tira se zinco é colocada acima da solução anterior, então é colocado a solução de sulfato de zinco é cuidadosamente adicionado. O sulfato de zinco permanece, pelo menos por algum tempo, sobre a de sulfato de cobre, por ter a densidade menor. Tem bons resultados para equipamentos com baixas correntes elétricas como, por exemplo, relógios de pulso e parede.
Baterias
A nomenclatura bateria deveria ser usada para se referir a um conjunto de pilhas colocadas em série ou em paralelo, variando conforme a necessidade. Porém, usualmente são usados os dois termos sem distinção. Referindo-se a sistemas eletroquímicos fechados que armazenam energia, e