Cotas sociais
Professor: Robson Michel
Disciplina: Introdução à Antropologia
E-mail: renovararte.robson@click21.com.br
AULA 1
Antropologia:
A antropologia é uma ciência social surgida no século xviii. Porém, foi somente no século XIX que se organizou como disciplina científica.
A palavra antropologia tem o seguinte significado:
Antropo = homem
Logia = estudo
Esta ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta, portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos. A antropologia nasce, na Europa Ocidental a partir do contato com os diferentes povos. O contato se intensifica a partir do momento em que os países europeus passam a realizar uma política de expansão colonialista. Diversos autores se dedicam à discussão que envolve o dilema entre a unidade biológica e a diversidade cultural da espécie humana. Os principais autores construíram ao passar dos séculos o conceito de cultura. O conceito de cultura nasce com o próprio nascimento da antropologia. Com o nascimento do conceito de cultura os pesquisadores foram em busca do significado de costumes “estranhos e incompreensíveis”, portanto o que se quer saber é o significado da conduta socialmente padronizada, e as diferenças sociais e culturais das sociedades.
Conceito de Cultura:
Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelo ser humano.
Por exemplo: A terra é natural e o plantio e cultural.
É o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade. A estrutura física e a evolução da espécie humana também fazem parte dos temas analisados pela Antropologia. Os antropólogos utilizam, como fontes de pesquisa, os livros, imagens, objetos, depoimentos entre outras, porém, as observações, através da