Costume no direito
Quando se pensa em costume, logo se faz relação ao comportamento das pessoas e o psicologismo ele tem uma relação com isso. Um psicólogo ele tem o papel de fazer uma avaliação e intervenção na modificação de comportamentos que estejam a interferir no bem-estar da pessoa, e eles para satisfazer de certa forma a vontade do seu paciente eles apenas concordam com o que eles dizem e assim acaba interferindo no Direito. Como por exemplo uma pessoa que quer se separar eles vão falar que a pessoa deve fazer o que vai fazer ela feliz e assim gera separações e na lei acabou sendo criado o divorcio. A mídia ela tem grande influência dentro do cotidiano das pessoas e muitas vezes essa influência acaba gerando uma quebra dos princípios e trás alguns costumes que podem gerar transtornos, esses costumes dependendo da intensidade ou frequência pode até interferir em algumas leis.
Os magistrados aceitam o comportamento da sociedade e seus novos costumes, e assim até modificam algumas leis. Eles não colocam um limite nas pessoas e assim elas fazem o que querem, acabando com tradições, cultura e o bom senso.
O costume é fruto da valorização social e reflete o comportamento concorde dos membros da comunidade e, como fonte do Direito, repercute na aplicação da