Cosmogonia De Povos Antigos
COMPONENTE: TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS I
PROF.: HELIO SILVA CAMPOS
ALUNO: VALDSON LIMA PIRES1
SEMELHANÇAS ENTRE AS COSMOGONIAS DE POVOS ANTIGOS
Toda sociedade tem mitos dentre eles há o que aborda a origem do mundo, cada cultura conta a sua história, suas lendas, seus mitos. As crenças religiosas, os princípios míticos ou científicos tentam explicar a origem do universo e do homem influenciando a nossa visão de mundo. A respeito das cosmogonias antigas, é intrigante observar as semelhanças entre se e os diversas os pontos em com as teorias cientificas contemporâneas a respeito da a respeito do tema.
Na Mesopotâmia (Entre Rios) foi produzido um texto Enuma Elis que narra a historia da criação e declara que no princípio não havia nada até que surgiram as águas que em seguida converteu-se em uma lama fértil de onde surgiram deuses que representaram o céu e a terra. A ciência admite que a vida teria surgido na água e não teria sido possível em grandes mares ou lagos que raleavam a concentração dos elementos químicos que teriam dado origem ao DNA primitivo, mas sim em poças de lama e lodo tal qual relata o mito Mesopotâmico.
Os egípcios que se organizaram como sociedade a pelo menos 6.000 anos e os Gregos com mais de 10.000 anos de história, também trazem em seus mitos mais antigos a questão do vazio inicial, da escuridão e do caos e o posterior surgimento da água que acabou por dar origem à vida. Até aqui todas as cosmogonias retratam de alguma maneira a feminilidade da terra ou de deusas que a represente numa clara referencia a questão da fertilidade da mulher bem como a vida surgindo na agua tal qual um útero de onde surge tudo que é vivo.
Elementos como água, escuridão e luz são encontrados no livro Bíblico da Gênese, base da fé judaica cristã, no qual é narrada a criação do mundo como resultado da vontade e ação de um único Deus que criou a luz e a separou das trevas a terra e as águas separando-as posteriormente configurando