mitologia grega
Definição do termo “Mito”
Mito são estórias utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza.
As origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses, semi-deuses e heróis da Mitologia Grega.
Segundo os gregos o mito contado por eles ao longo do tempo, são componentes misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.
Um dos objetivos do mito era transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações.
Características da Mitologia Grega
Os gregos antigos enxergavam vida em quase tudo que os cercavam, e buscavam explicações para tudo. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. A pitonisa, espécie de sacerdotisa, era uma importante personagem neste contexto. Os gregos a consultavam em seus oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.
Cosmogonia segundo Hesíodo
Segundo Hesíodo a cosmogonia se tratavam de:
- Primeiro era o caos (vazio primordial, vale profundo, espaço incomensurável), e através de ciclos foi separado de baixo para cima, ou seja, das trevas para luz. Era matéria, informe, rudimentar, mas dotada de energia prolifica.
- Surgindo assim a Terra ou (Gaia) - como eterna moradia para os deuses no