Tipos de Choque
Vários sinais e sintomas predispõem ao choque, que facilitam a observação e análise dos mecanismos. Há vários tipos de choque:
-Choque Hipovolêmico
-Choque Cardiogênico
-Choque Septicêmico
-Choque Anafilático
-Choque Neurogênico
-Choque Distributivo
-Choque Misto
1. Choque Hipovolêmico O choque hipovolêmico é caracterizado pela perda de grandes quantidades de sangue e líquidos, o que pode levar à morte em poucos minutos. Uma das causas do choque hipovolêmico é a hemorragia, mas, outras situações, aparentemente menos graves, também podem gerar este tipo de choque. Para o seu tratamento, recomenda-se a reposição de líquidos (soro, sangue) o mais rápido possível.
Causas
O choque hipovolêmico também pode ser causado por perdas de líquidos, como vômitos intensos, em caso de acidentes, cólera e forte diarreia, em casos de inflamações.
Tratamento
O tratamento para o choque hipovolêmico é feito através da transfusão sanguínea e /ou administração de soro na veia, sendo fundamental parar a causa do sangramento, ou a situação que leva à perda de líquidos. A morte causada pelo choque hipovolêmico só ocorre se a quantidade de sangue e líquido perdida corresponder a 1/5 do volume total da quantidade de sangue de um ser humano, o que significa, aproximadamente,1 litro de sangue.
2. Choque Cardiogênico
Choque cardiogênico é a incapacidade do coração bombear uma quantidade adequada de sangue para os órgãos nobres, causando queda da pressão arterial, falta de oxigênio nos tecidos e acúmulo de líquidos nos pulmões. O choque cardiogênico é uma das maiores complicações do infarto agudo do miocárdio e se não for tratada com urgência, pode levar à morte em