curva padrao
Instituto de Ciências Biológicas- ICB
Curso de graduação em Biotecnologia
Alexandra Cândido
Dosagem de açúcar redutor pelo método de DNS
Goiânia
Setembro de 2014
Introdução
Utilizamos o método de espectrofometria para dosagem de açúcar redutor pelo método de DNS, esse método é utilizado para medir a radiação absorvida ou transmitida por uma solução. Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida, logo a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. A cor das substâncias se deve a absorção (transmitância) de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.
Açúcares redutores são todos aqueles que possuem uma hidroxila no carbono anomérico livre, ou seja, sem estar comprometida em uma ligação química, podendo então reduzir outras moléculas com características oxidantes. Esta habilidade pode ser utilizada como instrumento para a quantificação de açúcares. O método DNS utiliza a característica redutora de açúcares para sua quantificação. O princípio vem através de uma molécula chamada Ácido 3,5 – dinitro salicílico (DNS) que quando puro apresenta uma coloração alaranjada, este ácido é facilmente reduzido por açúcares, embora possa apresentar menor eficiência se a solução utilizada possuir outras espécies redutoras fortes. Quando reduzido, o DNS se torna ácido 3-amino – 5 – nitro salicílico, e passa a apresentar-se com uma coloração acastanhada.
Material
- Solução padrão (glicose- 5mM)
-Solução problema (glicose- 100mM)
-Reativo: DNS (ácido 3,5-dinitrossalicilíco)
- Água destilada
-Pipeta graduadas de 1 e 10 ml
-7 tubos de ensaio
-Espectrofotômetro
-Banho maria a 100°C
-Agitador de tubos (vórtex)
Procedimento
Foram utilizados 7 tubos de ensaio, nos tubos de 1 a 5 colocamos solução padrão de glicose em seguida adicionamos água destilada ambas foram com diferentes medidas nos