Corrupção e Subdesenvolvimento
A corrupção distorce a raiz do papel das instituições representativas, enquanto essas são usadas como terreno de trocas políticas entre clientelas e prestação dos governantes. Corromper consiste em uma transformação danosa para a sociedade que quebra um Estado funcional e organizado. Como foi citado por Lord Acton “O poder tende a corromper e o poder absoluto corrompe absolutamente”, os que nos mostra que a corrupção tem origem passada como já demonstraram em governos totalitários, os Nazista Alemão e Stalinismo Comunista Russo consistindo o uso do poder em beneficio privado com privilégios e imunidades que se referem ao cargo ocupado.
Hoje existe uma forte ligação entre a corrupção e o subdesenvolvimento, pois, quando um político ou funcionário do governo leva vantagem financeira, tal ato faz com que a população deixe de ser assistida por políticas assistencialistas e serviços públicos causando disparidade em relação à distribuição de renda, assim contribuindo para o agravamento da pobreza, comprometendo o nível e escolaridade, com a falta de qualificação e infraestrutura nas escolas, a existência de condições precárias de moradias, onde os bairros são desprovidos de serviços públicos básicos; a fome, subnutrição e problemas relacionados a saúde como a escassez de profissionais qualificados e investimentos, dessa maneira, destruindo a qualidade de vida da população.
O controle interno é parte integrante e ativa do ciclo de gestão do governo, os órgãos responsáveis promovem ações voltadas para a orientação do trabalho dos gestores públicos, a fim de desenvolver capacidades e instrumentos para subsidiar o processo decisório e prevenir a ocorrência de eventuais desvios bem como propõem, medidas corretivas. A sociedade Brasileira exige uma nova ética no governo, uma nova forma de administrar com responsabilidade, transparência e voltada à concretização dos direitos e garantias fundamentais, especialmente quanto