subdesenvolvimento
A expressão subdesenvolvimento originou-se após a Segunda Guerra Mundial para classificar os países com baixo IDH, esse índice é analisado a partir de alguns indicadores sociais como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, renda per capita, qualidade de vida da população, aquisição ao conhecimento e expectativa de vida. Os organismos responsáveis pela avaliação dos dados são organizações internacionais com a ONU e a UNESCO.
Terceiro Mundo é um conjunto de países subdesenvolvidos, que em sua maioria são capitalistas com sua economia menos desenvolvida, pois sofrem com crises e dependem de países desenvolvidos.
Alguns desses países subdesenvolvidos sofrem com alguns problemas como: má distribuição de renda, baixos índices de escolaridade, problemas de moradia, a fome, a desnutrição e os problemas de saúde.
Localização dos países subdesenvolvidos
Ao observarmos o mapa mundi acima, observaremos que, em sua maioria, os países subdesenvolvidos estão localizados no hemisfério sul da Linha do Equador, as únicas exceções são a Austrália e a Nova Zelândia, devido a isso, houve uma denominação onde os países do Norte forma denominados desenvolvidos, enquanto os países do hemisfério Sul são nomeados subdesenvolvidos.
Consequências do subdesenvolvimento
O subdesenvolvimento acarreta algumas consequências não tão boas para os países que o tem, vou citar alguns exemplos:
-Falta de infraestrutura; -A pobreza e a miséria de sua população; -O baixo IDH (índice de desenvolvimento humano); -O desemprego; -A pouca inserção no mercado mundial.
Ideias falsas
Existem algumas ideias falsas em relação ao subdesenvolvimento, vou citar três:
1- Desenvolvimento é exatamente o contrário de subdesenvolvimento.
Essa ideia é falsa porque os países subdesenvolvidos podem ser divididos em: países em desenvolvimento, o Brasil e o México, por exemplo, e países de terceiro mundo, como o Mali.
2- Todo país