subdesenvolvimento
O conceito subdesenvolvimento não é nada novo, porém sua origem foi encontrada aproximadamente em fins do século XIX, princípios do século XX, na segunda revolução industrial, sendo utilizado quando se registrava em algum país ou região um estancamento no desenvolvimento de seu setor secundário, permanecendo dependente ainda da agricultura, da pesca e do gado.
Assim, seguindo o que em seu momento propôs a escola alemã, considera-se que as causas do subdesenvolvimento estão em várias situações, entre elas: a falta de industrialização, o clima, os conflitos sociais, os movimentos guerrilheiros, as guerras civis, a tirania que apresentam alguns dirigentes políticos, a instabilidade, tanto política como econômica, as pandemias, a fome, a raça, a religião, o colonialismo, as nações ricas.
No entanto, um estado subdesenvolvido se caracteriza por: alto índice de desemprego, de corrupção, de desigualdades econômicas entre os habitantes, pouca contribuição do estado ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, baixa renda per capita, elevada dívida externa, o desenvolvimento tecnológico dependente de um terceiro, dependência cultural, alta taxa de mortalidade infantil, enorme crescimento urbano, entre outros.
As atuais desigualdades que existem entre países são resultado da evolução do capitalismo. Alguns países enriqueceram a custa do empobrecimento de outros. Assim, pode-se dizer que as origens do subdesenvolvimento estão no longo período de dominação política e econômica e no tipo de relação estabelecida entre colônias e metrópoles. A palavra subdesenvolvimento surgiu após aSegunda Guerra Mundial, nos documentos da ONU - Organizaçãodas Nações Unidas e da UNESCO - United Nations Education Science and Culture Organization. O termo é utilizado para definir o subdesenvolvimento econômico de um país, considerando o IDH – Índice deDesenvolvimento Humano do mesmo. “O subdesenvolvimento é o produto da má utilização