corrida de obstáculos
Dois campos um ao lado do outro com três arcos (bambolês) em seguida uma corda esticada, três cones, mais uma corda esticada e a bola.
A sala será divida em dois grupos em duas colunas com número igual de alunos. Deixar os alunos escolherem seus grupos. As colunas ficarão atrás da linha demarcada.
Ao sinal, o primeiro de cada coluna sairá correndo tocando os pés dentro dos arcos espalhados. Em seguida, saltará sobre a corda, continuará correndo fazendo ziguezague entre os cones, saltará sobre a corda novamente, pegará a bola e retornará fazendo o mesmo percurso com a bola na mão.
Quando chegar, entregará ao companheiro que deverá repetir o percurso, só que levando a bola e deixando-a para que o próximo venha buscá-la.
Caso o aluno não cumpra alguma etapa, deverá retornar e refazer a sequencia correta.
Será considerado vencedor o grupo que completar a prova por primeiro.
Diferenças na aptidão física e jogando em velocidade entre os jogadores de elite e amadores do handebol masculino
O handebol é um esporte de contato e coloca grande ênfase em correr, saltar, velocidade do arremesso, sua forma de execução. E a capacidade aeróbica é importante para ter uma participação bem sucedida nos níveis de elite das ligas de handebol.
Alguns estudos analisaram algumas características fisiológicas de atletas de handebol de elite nos anos 70 e 80, mas há pouca informação disponível sobre características fisiológicas e antropométricas do atual handebol.
Um fator importante decisivo na pontuação é a velocidade da bola e a precisão do arremesso, porque quanto mais rápido e com mais precisão da jogada, os defensores e os goleiros têm menos tempo de interceptar esta bola.
O objetivo deste estudo foi investigar as diferenças antropométricas, testes de arremesso, entre os jogadores de elite e amadores.
Foram separados 2 grupos de acordo com seus níveis de competição, o grupo de elite masculino(EM) e o grupo amador masculino(AM). Os jogadores EM,