Esportes individuais
Esportes individuais
2013/2
As corridas com obstáculos
Discentes:
Bruno Santos
Dalva Baldez
Georlis Marlonne
Jozielly Cristina
Loraine Valeriana
Wanderson Couto
Docente: Prof.ª Irene
2013/2
INTRODUÇÃO
A prova dos 3.000 m com obstáculos, também conhecida como 3.000 m steeple chase, é a representante das corridas longas como obstáculos. O seu aparecimento nos jogos Olímpicos de Paris, em 1900, onde foi vencida pelo norte americano Orton, para ser finalmente regulamentada no ano de 1964.
Essa prova é tida como umas das mais difíceis, uma vez que, além de exigir grande resistência geral, também solicita boa potência muscular, para que sejam franqueados os obstáculos distribuídos em seu percurso. Pode se dizer que esta prova é semelhante a uma mistura das corridas longas com as de meio-fundo e de barreiras, exigindo do corredor algumas qualidades indispensáveis, como:
- velocidade e resistência;
- boa técnica para corrida em pista;
- ser um bom franqueador de barreiras e, ao mesmo tempo, possuir habilidade técnica para passar o fosso de água em plena corrida.
Por um longo período, essa prova não despertou o interesse dos corredores, que sempre deram preferência às corridas rasas. Assim , apenas aqueles de condições pouco satisfatórias nas corridas rasas optavam pela corrida com obstáculos, como se fosse uma forma de consolação.
CONSTITUIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS 3.000 M COM OBSTÁCULOS
Essa prova constitui uma corrida de realizada sobre a distância de 3.000 m na pista, onde o corredor encontra como obstáculos quatro pesadas barreiras e um fosso de água que contém um obstáculo colocado fixamente no seu início. O fosso tem a forma de um quadrado de 3.66 m de lado, possuindo um fundo inclinado. O inicio do fosso tem uma profundidade de 0,70 m e o seu final, na extremidade oposta, está no mesmo nível da pista.
As passagens pelos obstáculos possuem uma altura