esportes individuais
ESCOLA DA SAÚDE E BIOCIÊNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CONCEITOS
Barreto 2003 conceitua o Esporte como considerado uma atividade metódica e regular, que associa resultados concretos referentes à anatomia dos gestos e à mobilidade dos indivíduos. Esta é a conotação que podemos chamar de “Esporte de alto nível”, veiculada nas mídias em geral, representada por pessoas executando gestos extremamente mecanizados, uniformes, com um certo gasto de energia para produzir um determinado tipo de movimento repetidas vezes. São gestos plásticos, muito organizados, moldados e com muitas regras, para que se possa obter algum resultado prático. O Esporte pode ser encarado, dentro de outras ópticas, tanto como o Esporte veiculado nas mídias, como uma atividade dentro de um grupo de amigos (na escola, na rua ou qualquer local). Já para BARBANTE (2013), há três condições a considerar no desenvolvimento de uma definição de esporte:
1 – Esporte refere-se a tipos específicos de atividades;
2 – Esporte depende das condições sob as quais as atividades acontecem;
3 – Esporte depende da orientação subjetiva dos participantes envolvidos nas atividades.
Para o autor à luz das três condições citadas é possível definir esporte da seguinte maneira:
“Esporte é uma atividade competitiva institucionalizada que envolve esforço físico vigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas, por indivíduos, cuja participação é motivada por uma combinação de fatores intrínsecos e extrínsecos”. BARBANTE (2013).
ESPORTE NA ESCOLA POR QUE TRABALHAR
Tubino (2001) apresenta três dimensões do esporte no Brasil: o “esporte-educação”, que seguirá uma orientação de que o esporte vincule-se as áreas de desenvolvimento psicomotor, integração social e das atividades físicas educativas, onde estes conteúdos tem a função de formação; o “esporte-participação”, referenciando o prazer lúdico com a finalidade do bem-estar dos