Seminário Educação Integral
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu em outubro de 2013, das 8h30 às 16h30, o “Seminário Internacional sobre Educação Integral”. Com o objetivo de conhecer experiências nacionais e internacionais sobre o tema, o evento contou com a participação de autoridades e especialistas da área. Estiveram presentes no evento os professores José Pacheco (Portugal), Cesar Muñoz Jimenez (Espanha) e Bernard Charlot (França). Do Brasil, serão palestrantes as especialistas Cláudia Valentina Assumpção Galian e Maria das Mercês Ferreira Sampaio. A Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação Jaqueline Moll falou sobre a experiência de educação em tempo integral no Brasil.
Entre as temáticas debatidas, quanto a educação integral, está o bem sucedido caso de implementação da educação infantil, expandindo para tempo integral, por meio do SESC. Segundo a professora Andréa Souza, este projeto se faz presente em mais de 497 municípios brasileiros, e só no Rio Grande do Sul são 17 escolas SESC. A professora salienta que essas escolas surgiram para atender uma necessidade familiar, possibilitando maior qualidade de ensino. De acordo com Souza, o espaço é pensado a partir de uma análise da sua bagagem de vida, considerando onde mora e a estrutura familiar, com vistas a proporcionar uma educação de qualidade.
Ainda foram debatidos sobre o conceito da educação em tempo integral e seus desafios; e a educação em tempo integral no Brasil. Neste sentido, observou-se que há consenso entre os expositores de que existe grande necessidade de implementar a infraestrutura das escolas do país, possibilitando a implantação eficiente da educação em tempo integral.
Por fim, pode-se considerar a participação neste seminário foi extremamente proveitosa, tendo em vista, que a educação em tempo integral é fundamental para que o nosso país possa crescer e se desenvolver. A de se